Arquivo da categoria: Notícias & Comentários

Página 1 de 13912345...102030...Última »

Governo vai usar aplicativo para cadastrar informais que têm direito a auxílio de R$ 600

auxilio emergencial 06_04_20O Governo anunciou que será usado um aplicativo para celulares para identificar os trabalhadores informais que não estão em nenhum cadastro do governo, mas têm direito de receber o auxílio de R$ 600.  Esses trabalhadores não constam de nenhum cadastro governamental existente.

 

Na sexta-feira (3), o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou que este aplicativo vai ser  liberado  amanhã, para que os trabalhadores se cadastrem e solicitem o auxílio. Segundo ele, a expectativa é que o cadastro seja processado em 48 horas e, após esse período, aqueles que cumprirem todos os requisitos tenham o recurso creditado pela Caixa, pelo Banco do Brasil e por bancos privados.

 

O aplicativo do governo irá enfrentar uma série de desafios. O primeiro é ter capacidade técnica para suportar 15 milhões de pessoas (e potencialmente mais) tentando se inscrever nele. A infraestrutura necessária para isso é difícil de ser mobilizada rapidamente. A segunda questão serão as fraudes. Gostaria muito de saber como o governo vai se certificar de que quem está do outro lado é de fato um trabalhador informal que realmente precisa do benefício.

 

O próprio aplicativo avaliará se o trabalhador cumpre os cerca de dez requisitos exigidos pela lei para o recebimento da renda básica. O pagamento poderá ser feito em até 48 horas depois que a Caixa Econômica receber os dados dos beneficiários, mas o presidente do banco não se comprometeu em apresentar uma data específica. Quem não tem conta em bancos poderá retirar o benefício em casas lotéricas.

 

O benefício é uma das medidas de alívio à crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. Ele se destina a pessoas sem carteira assinada e renda fixa, afetadas pelas medidas de isolamento social adotadas para conter a velocidade da Covid-19 no Brasil .De acordo com o anuncio, o aplicativo poderá ser baixado a partir da terça-feira (7).

Publicado em Notícias & Comentários | Deixar um comentário