Economia teve recuo de 0,4% em fevereiro, aponta monitor do PIB da FGV

<

pib 17_04_19

A economia brasileira registrou uma retração de 0,4% em fevereiro, na comparação com janeiro, segundo dados do Monitor do PIB-FGV, divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (17).

Segundo o indicador, houve recuo em fevereiro nas três grandes atividades econômicas: agropecuária, indústria e serviços.

Na comparação interanual, houve alta de 2,3% em fevereiro e de 1% no trimestre móvel.

Projeções para o PIB do ano pioram

A queda do PIB (Produto Interno Bruto) em fevereiro apontada pela FGV, entretanto, é menor do que a verificada pelo Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) – considerado uma “prévia” do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) – que registrou em fevereiro um recuo de 0,73%.

Em 2018, o PIB teve uma expansão de 1,1%. Para este ano, o mercado financeiro reduziu pela sétima semana seguida a estimativa para o crescimento da economia. A previsão para a alta do PIB em 2019 recuou de 1,97% para 1,95%, segundo a última pesquisa Focus do Banco Central.

Parte do mercado, entretanto, já espera um crescimento próximo de 1,5%. O Itaú, por exemplo, reduziu a previsão para o PIB de 2% para 1,3%. Os analistas avaliam que, no primeiro trimestre, a economia brasileira deve ter ficado estável ou pode até mesmo ter recuado levemente na comparação com últimos três meses de 2018 – Itaú e Bradesco, por exemplo, esperam queda de 0,1%.

Esta entrada foi publicada em Notícias & Comentários. Adicione o link permanente aos seus favoritos.