Um em cada três brasileiros sofreu um golpe na internet com prejuízo financeiro nos últimos 12 meses, o equivalente a 56 milhões de vítimas. A perda para a população com essa modalidade de crime — como golpes do Pix ou de boletos falsos, fraude contra cartão de crédito e compras não entregues — foi de R$ 111,9 bilhões.
As conclusões estão em uma nova pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que mede o impacto dos crimes na internet e contra o patrimônio no Brasil.
O Instituto Datafolha entrevistou 2.007 pessoas em 130 municípios, no período de 2 a 6 de junho de 2025. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O intervalo considerado foi de julho de 2024 a junho deste ano.
Entre os entrevistados, 31,4% afirmaram ter sido vítimas de crimes que resultaram em vazamento de dados pessoais, um total de 53 milhões de vítimas em um ano. Outros 36,3% dos brasileiros disseram ter sofrido uma tentativa de golpe virtual, ou 61,3 milhões de pessoas, no mesmo período.
Os aparelhos celulares com acesso à internet, amplamente disseminados, são a porta de entrada para esses crimes, segundo o estudo. O Brasil tem hoje cerca de 258 milhões de smartphones em uso, o equivalente a 1,2 aparelho por habitante, de acordo com levantamento da Fundação Getúlio Vargas.