Inadimplência cresce e atinge 6 milhões de empresas em janeiro

inadimplência empresas 03_03_22A inadimplência das empresas aumentou 1,4% em janeiro em comparação ao mesmo mês do ano passado e atingiu 6 milhões de negócios, conforme a Serasa Experian. O segmento de serviços foi o mais afetado, com participação de 52% entre companhias negativadas. Na sequência, os setores mais atingidos foram o comércio (38,7%), a indústria (8%) e o setor primário (0,9%).

 

O crescimento da inadimplência das empresas era esperado no começo deste ano, conforme Luiz Rabi, economista da Serasa Experian. Ele explica que a estagnação econômica e a alta de juros criaram um cenário desafiador.

 

“Os empreendedores estão atuando com um fluxo de caixa reduzido, ao mesmo tempo em que lidam com despesas maiores relacionadas ao encarecimento do crédito. Esse cenário resulta em inadimplência”, afirma.

 

As micro e pequenas empresas (MPEs) eram a maior parte dos negócios inadimplentes, com 5,4 milhões de negativados. Nessa categoria, a inadimplência subiu 0,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. O segmento de serviços foi o único a demonstrar piora, com alta de 2,1%, enquanto a inadimplência da indústria caiu 1,7% e a do comércio diminuiu 1,2%.