O Governo Federal enviou um Projeto de Lei ao Congresso Nacional com uma nova política de valorização permanente do salário mínimo nacional. A expectativa é que o reajuste seja calculado com ganho real, conforme promessa eleitoral. Embora o projeto esteja em tramitação, já há previsões para o reajuste em 2024 com base nessas alterações.
O atual governo assumiu o compromisso de promover uma política de valorização do salário mínimo. Para que isso ocorra, além de reajustar pela inflação do período, preservando o poder de compra, será acrescido um aumento real, isto é, acima da inflação Para isso, levará em conta o crescimento da economia brasileira.
Assim, considerando essas premissas, a previsão é que o salário mínimo em 2024 chegue a R$ 1.425,00, considerando a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás, no caso o crescimento da economia em 2022.
Como os dados do PIB são divulgados com defasagem, a referência para o reajuste do piso nacional serão os dados dos dois anos anteriores, garantindo mais segurança e precisão no cálculo. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) continuará sendo utilizado como medidor do aumento da inflação.
Segundo o IBGE a economia brasileira cresceu 2,9% em 2022 e com a expectativa de inflação em 2023 de 4,9%, o salário mínimo nacional, em 2024, poderá ficar em R$ 1.425,00.
No entanto esse valor poderá sofrer alteração para mais ou para menos, dependendo da inflação em 2023, que somente será divulgada pelo IBGE no início de 2024.