O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, indicador mais importante de crescimento da economia, subiu 1,4% no segundo trimestre de 2024 frente ao trimestre anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Greografia e Estatística (IBGE).
O número veio acima da mediana das expectativas das 80 instituições financeiras e consultorias consultadas pelo Valor Data, que apontava para um crescimento de 0,9%.
As altas nos Serviços (1,0%) e na Indústria (1,8%) contribuíram para essa taxa positiva, ainda que a Agropecuária tenha recuado 2,3% no período.
Em relação ao segundo trimestre do ano passado, o PIB cresceu 3,3% e foi acompanhado, mais uma vez, pelos Serviços (3,5%) e pela Indústria (3,9%), enquanto a Agropecuária mostrou recuo de 2,9%.
O que é o PIB
O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em determinado período. Divulgado no Brasil pelo IBGE a cada três meses, o Sistema de Contas Nacionais Trimestrais é calculado a partir de uma fórmula que considera os consumos das famílias e do governo, os investimentos e as exportações líquidas.
Principais destaques do PIB no 2º trimestre:
- Serviços: 1,0%
- Indústria: 1,8%
- Agropecuária: -2,3%
- Consumo das famílias: 1,3%
- Consumo do governo: 1,3%
- Investimentos: 2,1%
- Exportações: 4,5%
- Importação: 14,8%