Próxima data importante para o comércio no País, a Black Friday já provoca om interesse do consumidor. Uma pesquisa feita pelo Google aponta que, neste ano, 62% dos brasileiros têm a intenção de fazer alguma compra durante a Black Friday. Os dados também mostram um crescimento de 13% no primeiro semestre de 2024 na procura por produtos.
Black Friday é o dia que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas retalhistas e grandes armazéns. É um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro
A Black Friday 2024 vai acontecer na semana de 29 de novembro. Mas todo mundo já sabe que nem todo desconto é real, o que já levou o período a ser apelidado até de “Black Fraude”.
Para não cair em ciladas, a primeira dica é começar a acompanhar o preço dos produtos o quanto antes.
A recomendação de começar a pesquisar os preços desde já acontece porque “não há tabelamento no Brasil e, por isso, é ainda mais importante conhecer os valores médios”, disse o Procon-SP.
“As lojas podem fazer o que a gente chama de ‘metade do dobro do valor’, onde elas aumentam e então dão um ‘desconto’ de 50%. Isso aconteceu muito em 2022”, lembrou Ulysses Reis, professor e coordenador de varejo da FGV, em entrevista ao g1 antes da Black Friday de 2023.
O Procon alerta que essa prática é abusiva. “O consumidor pode denunciar ao Procon. É fundamental apresentar documentos demonstrando essa prática, como um print das telas com as informações da alteração do preço”, ensinou a fundação.
Compras online
A pesquisa ‘E-commerce Trends 2024’, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, mostra que 85% dos brasileiros fazem pelo menos uma compra na internet a cada mês e 62% dos consumidores realizam de duas a cinco compras online mensalmente.
Com a crescente demanda por compras online, é essencial que as empresas invistam em um site eficiente, que garanta facilidade no pagamento e agilidade no atendimento.
“Ao investir em um bom site, o empreendedor não apenas melhora a experiência do cliente, mas também amplia seu alcance, permitindo que sua marca chegue a um público muito mais amplo. Um site bem estruturado é a vitrine digital que transforma visitantes em compradores, proporcionando facilidade nas transações e confiança na marca. No cenário atual, onde a concorrência é acirrada, ter uma presença online sólida é fundamental para o sucesso do negócio”, explica Rafael Hertel, diretor de marketing da Hostinger.