O trabalhador da ativa, principalmente das pequenas empresas, quando acaba o dinheiro do salário, costuma pedir ao patrão “um vale”. Agora isso também será possível para os aposentados e pensionistas do INSS.
O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançaram na última quinta-feira o cartão Meu INSS Vale+, que permite a aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS antecipar até R$ 150 do benefício mensal sem juros, correção ou taxas.
O objetivo é ajudar os segurados a suprirem necessidades básicas como alimentação, medicamentos, gás e transporte.
Como funciona?
O valor antecipado será descontado diretamente na folha de pagamento do mês seguinte, e o benefício poderá ser utilizado apenas uma vez. Segundo o ministro da Previdência, Carlos Lupi, não haverá qualquer tipo de taxa ou anuidade associada ao uso do cartão.
“É uma maneira de dar um dinheiro menor, mas mais rápido e sem nenhuma taxa”, afirmou Lupi.
Parcerias e uso do cartão
O benefício será oferecido em parceria com instituições financeiras que firmaram acordo de cooperação técnica com o INSS. O cartão Meu INSS Vale+ só poderá ser utilizado na modalidade de crédito e não permitirá saques.
No ano passado, o governo lançou o Meu INSS+, que oferece descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros e viagens, entre outros. Desde sua criação, o benefício já alcançou 32,8 milhões de acessos.
Regras e restrições
O adiantamento do Meu INSS Vale+ não requer desbloqueio prévio do benefício. O INSS não será corresponsável por dívidas ou compromissos financeiros assumidos pelos beneficiários junto às instituições financeiras.
O cartão não poderá ser utilizado para apostas físicas ou eletrônicas. “Não faz sentido a gente disponibilizar um adiantamento para alimentar um vício”, explicou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
Requisitos para instituições financeiras
A antecipação salarial deverá ser feita por meio de uma instituição financeira com no mínimo 12 meses de experiência nesse serviço e que tenha celebrado convênio ou acordo de cooperação técnica com o INSS. Será necessário o uso do cartão físico do segurado, com chip e senha pessoal, contratado junto à instituição financeira devidamente credenciada.
Como solicitar o Cartão Meu INSS Vale+?
Para solicitar o Cartão Meu INSS Vale+, o beneficiário deve acessar o portal Meu INSS, disponível no site oficial do instituto. Após o cadastro e a confirmação dos dados, o cartão será emitido em parceria com as instituições financeiras conveniadas. A entrega do cartão físico será feita de acordo com as orientações do INSS e das instituições parceiras.
É importante ressaltar que, uma vez emitido, o cartão poderá ser utilizado para antecipação de benefícios apenas quando o beneficiário precisar de recursos para as necessidades básicas do dia a dia, como alimentação, saúde e transporte.