Fraude no INSS: termina nesta segunda-feira o prazo para garantir devolução a partir desta semana

Termina nesta segunda-feira 21 o prazo para garantir já nesta semana o ressarcimento de valores descontados indevidamente em benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O primeiro lote de pagamentos será feito na quinta-feira 24, mas apenas para quem concluir o pedido até esta segunda.

 

A adesão pode ser feita de forma gratuita e sem envio de documentos adicionais, tanto pelo aplicativo Meu INSS quanto em agências dos Correios em todo o país. Só podem aderir ao acordo aposentados e pensionistas que já fizeram a contestação dos descontos e não obtiveram resposta das entidades após o prazo de 15 dias úteis.

 

Os lotes de reembolso vão seguir a ordem de adesão — quem aderir primeiro, recebe primeiro.

 

O pagamento do reembolso será feito em uma única parcela, com os valores corrigidos pelo IPCA. Segundo estimativa do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, cerca de 100 mil pessoas serão pagas por dia, com a meta de atingir 1 milhão e meio de beneficiários em até 15 dias, segundo. O ministro destaca que o pagamento é automático e cai na mesma conta em que o aposentado já recebe o benefício, mas é necessária a adesão.

 

O INSS não informou o calendário de pagamento do reembolso para as adesões feitas a partir de 22 de julho.

 

Até a sexta-feira, 18, mais de 582 mil aposentados e pensionistas haviam aderido ao acordo de ressarcimento proposto pelo Governo Federal. O número representa 30,4% do total de beneficiários aptos a assinar a adesão, cerca de 1,9 milhão de pessoas em todo o país.