Pesquisa Datafolha divulgada no último sábado no site do jornal “Folha de S.Paulo” aponta que 35% dos entrevistados acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o maior culpado pelo tarifaço imposto ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (22%) e o deputado Eduardo Bolsonaro (17%) são, respectivamente, o segundo e o terceiro mais citados como principais responsáveis.
Eduardo (PL-SP) se licenciou do mandato para viver nos Estados Unidos. Ele é investigado por buscar influenciar o governo americano a adotar medidas contra o Brasil. O objetivo é pressionar as autoridades para evitar a condenação do pai, que será julgado no Supremo Tribunal Federal (STF) por articular um golpe de Estado em 2022.
Segundo o Datafolha, 15% apontam o ministro Alexandre de Moraes, do STF, como responsável pelo tarifaço.
A pergunta feita pelo instituto aos entrevistados foi: “Na sua opinião, das figuras brasileiras quem é o principal culpado pela taxa de até 50% imposta pelo governo dos EUA?”.
Veja os números:
- Lula: 35%;
- Jair Bolsonaro: 22%;
- Eduardo Bolsonaro: 17%;
- Alexandre de Moraes: 15%;
- Não sabem responder: 7%;
- Nenhuma das figuras listadas: 3%;
- Todos —Lula, Bolsonaro, Eduardo e Moraes— são culpados: 1%.
O Datafolha realizou 2.002 entrevistas em 113 municípios entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, num nível de confiança de 95%.
Peso do voto
A pesquisa também revelou que a percepção sobre o culpado pelo tarifaço varia conforme o voto dos entrevistados na eleição de 2022.
Entre os eleitores de Lula, apenas 11% consideram o petista o principal responsável pelo tarifaço. Nesse grupo, 38% culpam Bolsonaro e 35%, Eduardo.
Entre os eleitores de Jair Bolsonaro, 58% apontam Lula como culpado pela sobretaxa e 25%, Moraes.