Três municípios do Paraná vão às urnas em 5 de outubro de 2025 para escolher novos prefeitos e vices. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) após cassações de mandatos e indeferimento de candidaturas nas eleições de 2024.
As cidades que terão pleito fora de época são São João e Cruzeiro do Iguaçu, no Sudoeste, e São Tomé, no Noroeste do estado.
Em Cruzeiro do Iguaçu, foram cassados os diplomas do prefeito Reni Kovalski (PP) e da vice-prefeita Sandra Ghedin Turmina (PDT). Eles foram acusados de compra de votos. Segundo o TRE-PR, o coordenador da campanha teria pago o IPVA de uma eleitora e prometido emprego ao filho de outra, com conhecimento dos candidatos. Além da perda de mandato, os dois foram multados em R$ 5,3 mil.
Já em São João, a nova eleição acontece após a cassação dos mandatos do prefeito Clóvis Mateus Cuccolotto e do vice-prefeito Valdir Wiesenhutter. Os motivos foram abusos de poder político e econômico.
No município de São Tomé, o pleito suplementar foi determinado pelo indeferimento da candidatura de Eliel Hernandes Roque ao cargo de prefeito, decisão mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Candidatos à eleição fora de época
As convenções partidárias e a formação de coligações estão previstas para o período entre 18 e 22 de agosto de 2025. A partir daí, os partidos poderão oficializar os nomes dos novos candidatos que disputarão o comando das três prefeituras. Assim, na sexta-feira (22) os nomes devem ser divulgados.