Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026

O presidente Lula confirmou nesta quinta-feira (23) que irá disputar um quarto mandato presidencial nas eleições de 2026. O anúncio foi feito durante uma viagem na Indonésia, na Ásia, em uma declaração ado lado do presidente do país, Prabowo Subianto.

 

No palácio indonésio, o petista afirmou que vai completar 80 anos com a ‘mesma energia de quando eu tinha 30 anos’. A afirmação ocorreu quando abordava a relação entre os dois países.

 

‘Vou disputar um quarto mandato no Brasil. Eu estou lhe dizendo isso porque nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse primeiro mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil, por demais, seja valorosa. E que a nossa relação traga mais empresários brasileiros para visitar a Indonésia’.

 

O petista já havia indicado nos últimos meses a intenção de participar de mais uma eleição —geralmente condicionando sua fala a não ter problemas de saúde até o próximo ano. Em abril, em jantar com líderes da base aliada na Câmara dos Deputados, afirmou ser “candidatíssimo”, segundo relatos dos participantes.

 

Em 2022, antes de ser alçado ao seu terceiro mandato, Lula chegou a dizer em entrevista à rádio Metrópole que não estava pensando em reeleição em 2026.

 

“Daqui a quatro anos, a gente vai ter gente nova disputando as eleições. Quero deixar o país preparado”, disse. “Não vou ser o presidente da República que está pensando na sua reeleição. Vou ser o presidente que vai estar pensando em governar este país por quatro anos e deixá-lo tinindo, tinindo.”

 

A declaração de agora, confirmando que tentará a reeleição, ocorre em meio à recuperação da popularidade do governo ao longo de 2025 e diante da falta de quadros no PT para competir em um pleito presidencial.

 

Em pesquisa Quaest divulgada neste mês, Lula teve oscilação favorável em sua avaliação e atingiu numericamente seu melhor patamar do ano.