Segurados da Previdência Social que tiveram descontos em seus benefícios por associações e sindicatos e não reconhecem os valores podem pedir a devolução tanto nos Correios quanto pelo aplicativo ou site Meu INSS..
Os Correios oferecerão atendimento presencial a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que desejarem aderir ao acordo de ressarcimento de descontos indevidos até 14 de novembro
Os primeiros valores começaram a ser pagos nesta quinta-feira (24). Segundo o INSS, nos dois primeiros dias, mais de meio milhão de ressarcimentos foram realizados. Os Correios informam que, nas unidades com maior demanda, o atendimento está sendo reforçado.
Desde o início da ação, mais de 2,5 milhões de atendimentos já foram realizados nas agências. Somente na segunda-feira (21), quando os lotes de pagamento foram anunciados pelo governo federal, mais de 150 mil segurados procuraram as unidades —volume acima da média desde o início da ação.
Nas principais unidades, os Correios disponibilizaram guichês exclusivos e senhas específicas para o atendimento de aposentados.
Os seguintes serviços serão oferecidos pelos Correios até novembro:
- Consulta sobre descontos no benefício;
- Contestação de descontos não autorizados;
- Confirmação de descontos autorizados;
- Após 15 dias úteis, validação ou contestação da resposta da entidade associativa;
- Adesão ao acordo de ressarcimento.
Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Caso o segurado não possa comparecer, é possível nomear um representante legal devidamente identificado ou um procurador com procuração válida.
O ministro da Previdência Social Wolney Queiroz diz que a escolha dos Correios foi uma parceria acertada, porque a estatal têm capilaridade e as agências estão espalhadas por todos os municípios do país inteiro.
“É uma potência em termos de distribuição. Temos expectativa de que esse índice de atendimento, que já chegou a 2,5 milhões de aposentados e pensionistas, ainda cresça bastante.”
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, afirma que a empresa está priorizando a atenção aos idosos e que seguem disponíveis e de portas abertas para garantir o atendimento dos segurados.