Banco Central deve manter juros em 15% ao ano nesta semana

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) deve manter a taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano na reunião desta semana. Essa é a expectativa majoritária do mercado, reforçada pelos últimos comunicados do BC, que indicaram uma interrupção no ciclo de alta e a necessidade de manter os juros em um patamar elevado por um período “bastante prolongado”.

 

No encontro anterior, em junho, o Copom elevou a Selic em 0,25 ponto percentual, levando a taxa ao maior nível desde julho de 2006. A decisão foi justificada pelo cenário de inflação acima da meta, expectativas desancoradas e uma economia que continua operando acima do seu potencial, com mercado de trabalho aquecido e crédito ainda pujante.

 

A meta de inflação para 2025 é 3%, com tolerância de 1,5% e 4,5%. Porém a previsão do Banco Central é que a inflação só se aproxime da meta a partir do fim de 2026.

 

O cenário externo também impõe desafios, com a política fiscal e comercial dos Estado Unidos gerando incertezas e possíveis impactos no câmbio e nos preços. O Copom avalia que, diante dessa conjuntura global e da inflação resistente, é necessário ter cautela para não comprometer o processo de desinflação.