A cada hora, mais de 4.600 pessoas são alvo de tentativas de golpes financeiros no Brasil por meio de aplicativos de mensagem ou ligações telefônicas, normalmente com criminosos se passando por funcionários de bancos.
Essa fraude — popularmente conhecida como “golpe do 0800”, golpe da confirmação de compra ou golpe da falsa central de atendimento — envolve uma comunicação (feita por mensagem ou ligação) em que um fraudador se passa por funcionário de alguma empresa e tenta convencer a vítima a comprar algo ou transferir dinheiro.
A pesquisa mostra que foram 4.504 tentativas de golpes via aplicativo ou ligação somente envolvendo transferência ou boleto falso.
Nesses casos, o fraudador se passa pelo funcionário de um banco que tenta confirmar uma tentativa de compra ou de transferência de dinheiro, geralmente de alto valor, e induzem a vítima a fornecer dados da conta que podem resultar no roubo de dinheiro.
Outros golpes envolvendo tecnologias de pagamento também foram amplamente reportados, com destaque para os 4.633 casos de pessoas que suspeitaram de preços de produtos na internet menores aos que são praticados no mercado, além de 2.506 casos de quem pagou por um produto que não foi entregue.