Brasileiro recebe mais de 1 bilhão de ligações indesejadas todo mês, indica documento da Anatel

Os brasileiros recebem mais de 1 bilhão de chamadas de telemarketing abusivo por mês, indica documento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) entregue ao Cdust (Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações).

 

A agência de telecomunicações afirma ter bloqueado 184,9 bilhões de chamadas inoportunas na rede monitorada de 26 operadoras entre junho de 2022, quando adotou regras para restringir a prática, e dezembro de 2024.

 

Uma apresentação de prestação de contas ao Cdust mostra que a eficiência das medidas de bloqueio de ligações indesejadas fica em 85%. Os 15% restantes chegam aos usuários de serviços de telecomunicações.

 

As ações que tentam mitigar o problema não impediram uma alta de chamadas abusivas entre 2023 e 2024. O número de ligações importunas bloqueadas pela Anatel subiu de 76,11 bilhões, nos últimos sete meses de 2023, para 82,52 bilhões, nos primeiros sete meses de 2024, sendo que o total de chamadas na rede se manteve no período.

 

Trata-se dos dados apresentados pela Anatel ao órgão consultivo. Não há informações mensais para os primeiros meses de 2023, nem para o período após julho do ano passado, segundo a agência.

 

As ligações ora oferecem produtos, ora fazem cobranças que ainda não venceram. A importunação também chega à caixa de mensagens. Na definição da Anatel, cobranças não configuram telemarketing abusivo, apenas chamadas oferecendo produtos ou serviços.

 

Veja critérios para a Anatel considerar que a ligação é abusiva

Para agência, não é toda chamada de telemarketing que comete violações

  1. Chamadas que duram menos de seis segundos. O tempo de referência era três segundos até abril
  2. Telemarketing que não adote o prefixo 0303, como determinam as regras
  3. Mais de 100 mil chamadas curtas, sendo que operadoras devem reportar todas as linhas que ligam mais de 500 mil vezes em um mês
  4. Ligações que caem na caixa postal também são contabilizadas para definir se serviço de telemarketing comete abuso
  5. Empresas de cobrança precisam adotar sistema de validação do CPF vinculado à conta antes de ligar