O carnaval de 2025 vai cair bem no início de março, o que deve afetar o pagamento de salários de trabalhadores que recebem nos primeiros dias do mês e de pensões e aposentadorias do INSS.
Para beneficiários do INSS de até um salário mínimo, o benefício começará a ser depositado neste 24 de fevereiro, conforme o dígito final do NIS. Em 1º de março, um sábado, o processo será interrompido, sendo retomado na quinta-feira, dia 6. O pagamento segue até 12 de março.
Já para quem ganha mais que um salário mínimo, o pagamento será feito entre os dias 6 e 12 de março, quase metade do mês. Em nenhum outro mês do ano os pagamentos serão tão alongados.
No setor privado, em que o salário deve ser depositado até o quinto dia útil do mês, muitos trabalhadores temem receber apenas no dia 12, pois é comum as empresas pararem até a Quarta-feira de Cinzas, dia 5.
Confira o calendário de fevereiro dos beneficiários do INSS
Além disso, agências da Previdência ficarão fechadas durante os dias 3 e 5 de março e voltam a operar na quarta-feira de Cinzas após as 14h, apenas para quem já tem agendamento. O INSS orienta os segurados a usarem os canais remotos, como o aplicativo ou site Meu INSS.
Segundo o INSS, atualmente 12,2 milhões de beneficiários recebem acima do piso nacional, dos quais 10,6 mil ganham o teto da Previdência Social. Um total de 40,7 milhões de pessoas. Já os que recebem um salário mínimo somam cerca de 70% dos beneficiários.