A pessoa idosa é o principal alvo dos bandidos, que procuram se aproveitar das dificuldades que eles tem com o uso de tecnologia e ainda, com um raciocínio mais lento, devido a própria idade.
São várias as artimanhas com golpes de todo tipo, como da falsa central do banco, do falso motoboy, da maquininha adulterada e por aí vai.
Valores a receber do governo? Anúncios com a promessa de trabalho bem remunerado sem sair de casa? Não caia nessa!
As principais recomendações, sem a pretensão de esgotar o assunto, é um guia simples escrito por Andrea Mottola, advogada da área do direito do consumidor, e Suely Tonarque:
- Nunca forneça informações pessoais ou financeiras por telefone, e-mail ou mensagens a estranhos que se dizem funcionários de alguma loja ou banco.
- Prefira contatar o gerente da sua conta, ou por um telefone de contato conhecido e seguro.
- Na dúvida, não faça a transação pela internet ou aplicativo, e busque a agência bancária.
- Não aceite ajuda de desconhecidos quando estiver usando o caixa eletrônico, essa pessoa pode trocar o seu cartão bancário.
- Monitore suas contas bancárias e de cartão de crédito regularmente.
- Use antivírus atualizado em seus dispositivos eletrônicos; muitos malwares e vírus têm a função de roubar seus dados para utilização.
- Evite usar links recebidos por mensagens ou SMS.
- Prefira usar o site oficial de lojas e bancos – que tenha o cadeado ao lado – para se certificar que o endereço é seguro.
- Caso receba algum telefonema de uma central alegando que foi constatada uma compra indevida em seu cartão, desligue e retorne a ligação para o seu gerente ou para o telefone da central que consta no cartão. Os golpistas usam telefones parecidos com os dos bancos e lojas, para dificultar a percepção da fraude.
- Se perceber que caiu em um golpe, imediatamente ligue para a central do banco. Avise o gerente e faça um boletim de ocorrência.