Conheça os principais golpes contra idosos e como se defender

A pessoa idosa é o principal alvo dos bandidos, que procuram se aproveitar das dificuldades que eles tem com o uso de tecnologia e ainda, com um raciocínio mais lento, devido a própria idade.

 

São várias as artimanhas com golpes de todo tipo, como da falsa central do banco, do falso motoboy, da maquininha adulterada e por aí vai.

 

Valores a receber do governo? Anúncios com a promessa de trabalho bem remunerado sem sair de casa? Não caia nessa!

 

As principais recomendações, sem a pretensão de esgotar o assunto, é um guia simples escrito por Andrea Mottola, advogada da área do direito do consumidor, e Suely Tonarque:

 

  1. Nunca forneça informações pessoais ou financeiras por telefone, e-mail ou mensagens a estranhos que se dizem funcionários de alguma loja ou banco.
  2. Prefira contatar o gerente da sua conta, ou por um telefone de contato conhecido e seguro.
  3. Na dúvida, não faça a transação pela internet ou aplicativo, e busque a agência bancária.
  4. Não aceite ajuda de desconhecidos quando estiver usando o caixa eletrônico, essa pessoa pode trocar o seu cartão bancário.
  5. Monitore suas contas bancárias e de cartão de crédito regularmente.
  6. Use antivírus atualizado em seus dispositivos eletrônicos; muitos malwares e vírus têm a função de roubar seus dados para utilização.
  7. Evite usar links recebidos por mensagens ou SMS.
  8. Prefira usar o site oficial de lojas e bancos – que tenha o cadeado ao lado – para se certificar que o endereço é seguro.
  9. Caso receba algum telefonema de uma central alegando que foi constatada uma compra indevida em seu cartão, desligue e retorne a ligação para o seu gerente ou para o telefone da central que consta no cartão. Os golpistas usam telefones parecidos com os dos bancos e lojas, para dificultar a percepção da fraude.
  10. Se perceber que caiu em um golpe, imediatamente ligue para a central do banco. Avise o gerente e faça um boletim de ocorrência.