Estudo feito pela GfK, empresa líder em inteligência de consumo e mercado, aponta que o Dia das Mães deve manter o mesmo comportamento de 2021, quando a data comemorativa foi a segunda mais rentável entre os principais períodos de sazonalidade do varejo, recuperando o volume de vendas pré-pandemia.
A única data a ter crescimento no ano, tem foco no sortimento de eletroeletrônicos portáteis, com disponibilidade em lojas físicas, como pranchas e modeladores de cabelo.
Em 2022, o Dia das Mães será comemorado no dia 8 de maio e a data tem crescido em importância no País. Neste ano, 71% dos entrevistados pela Behup afirmaram que pretendem celebrar a data. Em 2021, esse número era de 65% e, em 2020, 60%.
Acima de tudo, esse é um dia voltado para a gratidão: 86% dos brasileiros veem na ocasião uma oportunidade para agradecer por tudo o que as mães fizeram ou ainda fazem por eles.
Os presentes mais procurados em 2022 são:
- Roupas (26%)
- Perfumes (24%)
- Flores (15%)
- Chocolates/Doces (15%)
- Calçados (14%)
- Cremes hidratantes (14%)
- Acessórios (13%)
- Eletrodomésticos (9%)
- Cesta com quitutes (9%)
- Utensílios domésticos (9%)
Como o brasileiro pretende comemorar o Dia das Mães 2022?
A “volta ao normal” é uma das principais características do Dia das Mães neste ano. A menor preocupação com a pandemia aumentou o desejo de celebrar a data em família e a refeição compartilhada em casa volta aos planos dos brasileiros. Enquanto essa opção estava na mente de 21% das pessoas em 2021, agora em 2022 ela é considerada por 37% do público.