Chamado de Pix Garantido pelo Banco Central, a modalidade nada mais é do que uma forma de parcelar via Pix.
Pix parcelado funciona como um empréstimo pessoal. Na hora de fazer um pagamento com Pix, o consumidor escolhe o valor, o número de parcelas que deseja e vê os juros cobrados pela operação. Quando a contratação é concluída, a transferência é automaticamente enviada ao recebedor, que tem acesso ao valor integral.
Como fazer o Pix parcelado:
- Acessar o aplicativo do banco
- Selecionar a opção de “Pix com cartão” ou “Pagar com Pix”
- Escolher o tipo de chave
- Selecionar a opção “Parcelamento”
- Digitar o valor que quer enviar
- Escolher a forma de pagamento que será o cartão cadastrado
- Escolher a quantidade de parcelas
- Revisar todos os dados e confirmar a transação
Atenção aos juros cobrados
Linha de crédito. O consumidor deve usar o Pix parcelado apenas em casos extremos, para evitar o endividamento e o pagamento de juros. Apesar de as transferências com Pix serem gratuitas, o parcelamento foi uma oportunidade vista pelo mercado para oferecer mais uma linha de crédito à população.
Hoje as taxas começam a partir de 2,09% ao mês e variam conforme o perfil do consumidor.
Use em último caso. Uma dica é evitar usar para pagar gastos básicos, como compras de mercado. Sempre avaliar a sua capacidade de pagar as dívidas e lembrar das parcelas que já assumiu.
Com desconto, pode ser uma boa
Precisa avaliar as condições de pagamento. Se o consumidor conseguir algum tipo de desconto em uma compra usando o Pix, o parcelamento pode ser uma boa alternativa. É comum encontrar estabelecimentos que dão descontos para pagamentos via Pix.
A calculadora precisa ser a melhor amiga nessa hora: fazer contas e ver o que é melhor para o bolso. Mas para quem não tem o valor disponível, o parcelamento com Pix pode fazer sentido.