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- Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
- Desconfie de ofertas de produtos e serviços com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
- Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;
- Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
- Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
- Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
- Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
- Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.
- Nunca confie em alguém que te manda instalar algo no celular: Instituições bancárias, lojas e outras empresas não fazem isso. Se alguém entrou em contato com você e te indicou que você deve clicar em um link ou baixar um aplicativo, desconfie sempre;
- Mantenha seus aplicativos atualizados (especialmente os bancários): a versão mais atualizada de um app é sempre a mais segura, porque leva em consideração novas ameaças que tenham surgido. Por isso, ative as notificações de atualizações de aplicativos no seu celular.
- Desconfie sempre de qualquer ligação: lojas, bancos e outros prestadores de serviços nunca vão te pedir informações como a sua senha durante uma chamada de telefone;
- Conheça os canais oficiais do seu banco: é importante que você conheça os canais de atendimento oficiais do seu banco. Desse modo, fica mais fácil identificar números de telefones falsos;
- Desconfie de mensagens de texto via SMS: se você recebeu uma mensagem SMS com o nome do seu banco dizendo que há algo de errado com a sua conta, desconfie. Caso ela tenha um número de contato iniciado em 0800 com um complemento que você desconhece, não ligue. Ao invés disso, abra contato direto com o banco por outro canal de atendimento, como o chat no app ou e-mail;
- Também não é normal que um banco te peça para fazer um Pix em troca de algum serviço;
- Na dúvida, não faça nada até ter certeza de quem está do outro lado da linha;
Então, como se proteger?
- Se alguém ligar para o seu telefone e pedir que você confirme dados sensíveis (como senhas ou número do cartão), desligue imediatamente a chamada;
- Desconfie de ligações feitas para te ajudar com alguma atualização no aplicativo ou no seu internet banking. Atualizações de segurança são automáticas, e as instituições não ligam para os clientes para informar sobre elas;
- Atenção à regra dos 5 minutos. Há situações em que, percebendo que a vítima está desconfiada, os golpistas pedem que ela encerre a ligação e ligue para o número da central de atendimento do seu banco. Só que, na realidade, o que eles fazem é prender ligações de telefone fixo por até 5 minutos depois que a pessoa desligou. Ou seja: você pensa estar ligando para um novo número, mas na realidade continua na chamada anterior;
- Em caso de dúvidas, encerre a ligação e busque contato com a central de atendimento da empresa por meio de canais oficiais após 5 ou 10 minutos;
- Se um suposto funcionário de banco te ligar dizendo que houve algum problema com alguma movimentação sua e que a operação precisa ser feita novamente, nunca transfira dinheiro para uma conta de pessoa física ou para alguma outra conta que você não conheça. O mesmo vale caso ele te peça para fazer uma transferência que irá cancelar outra;
- Se você acredita que a sua conta bancária foi invadida, procure verificar os últimos dispositivos onde ela esteve conectada. Desse modo, você poderá saber se ela foi acessada de um aparelho celular ou computador que você não conhece e, então, desconectá-la;
- Não instale nenhum aplicativo no seu celular ou computador a pedido do atendente sem ter certeza da origem dele. Muitos golpistas orientam as vítimas a baixar apps de acesso remoto, o que permite que eles movimentem a sua conta à distância.