Estudo da OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda on-line do país, e do AllowMe, plataforma de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais, mapeou as principais fraudes e dados sobre golpes no país em 2022. Houve uma tentativa de roubo de contas por minuto no ano passado, diz o estudo.
O relatório aponta que o prejuízo estimado chegou a R$ 551 milhões no ano passado. .A cada hora, foram mapeadas, em média, 17 tentativas de fraude realizadas com dispositivos comprometidos, sejam eles celulares ou computadores.
O estudo aponta ainda que o golpe da Compra Confirmada lidera a lista, com 65% dos casos, seguido pelo do Falso Anúncio com 30%. Roubo de Dados fecha a lista em terceiro lugar, com 6%.
A maioria dos brasileiros que caíram em fraudes é de homens (74%), contra 26% de mulheres. Cerca de 72% das vítimas têm até 31 anos.
A região Sudeste é a que teve mais fraudes confirmadas, com São Paulo liderando com 37%, seguido pelo Rio de Janeiro (14%) e Minas Gerais (8%). Segundo a diretora de Produto da OLX, Beatriz Soares, os fraudadores atuam “principalmente na falta de conhecimento dos usuários sobre os processos de compra e venda on-line para aplicar a engenharia social e enganá-los”.
Em 2022, 70% das tentativas de fraude aconteceram em horário comercial, sendo a quinta-feira o dia da semana com maior incidência.
O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a dezembro de 2022, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas on-line.
Conheça os principais golpes e como se proteger
Compra Confirmada
Liderando o ranking dos golpes mais aplicados em 2022, o golpe da Compra Confirmada é uma atualização do antigo golpe do Envelope Vazio. Com o aumento das transações bancárias digitais, hoje o fraudador faz um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagem, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado e entregue o produto da venda.
Quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto e deixa de responder as mensagens.
Como se prevenir:
Só entregue o produto após a confirmação do depósito em sua conta bancária ou carteira digital. Mantenha a conversa pelos chats das plataformas e evite negociar por aplicativos de mensagens.
Desconfie de mensagens ou e-mails que simulem comunicados oficiais das empresas, verifique o domínio do e-mail (xx@nomedaempresa) e verifique sempre o status da negociação no site ou aplicativo da empresa.
Anúncio Falso
O fraudador insere o anúncio de um produto nas plataformas de compra e venda, com o objetivo de atrair as vítimas. Na maioria das vezes, o produto é 40% mais barato que o valor de mercado. Imaginando ser uma oferta real, a vítima faz o pagamento e não recebe o produto.
Como se prevenir:
Utilize as modalidades de compra garantida das plataformas, que possibilitam reaver o valor pago em casos como esse. Ao optar por negociar diretamente, só realize o pagamento após receber o produto.
Desconfie de preços muito abaixo dos valores de mercado e ao desconfiar de atitudes suspeitas, denuncie o anúncio, que será verificado pelas plataformas.
Roubo de Dados
Também desconfie de links enviados para preencher vagas de emprego, que não sejam em páginas oficiais de empresas ou recrutadoras. Mantenha sempre as conversas pelos chats das plataformas, que possuem ferramentas para garantir a privacidade dos dados.
Os fraudadores estão atentos a oportunidades para roubar dados das pessoas e os utilizarem em golpes futuros. Por isso, nunca compartilhe número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com terceiros.
Como se prevenir:
Nunca compartilhe dados pessoais ou senhas, mantenha as conversas pelos sites das plataformas. Você não daria acesso aos seus documentos para qualquer pessoa no mundo físico, certo? Faço o mesmo no virtual.