Os idosos são o maior alvo de violência patrimonial, de acordo o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Por conta do grande número de golpes contra idosos, a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa desenvolveu a Cartilha de Apoio à Pessoa Idosa: enfrentamento à violência patrimonial e financeira – (baixe a cartilha aqui)- com os 15 principais golpes que têm como principal vítima a população idosa. Além disso, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgou uma lista com dez golpes comuns aos idosos. Veja abaixo o compilado dos tipos de fraude e como evitar.
Este ano, até setembro, o Ministério registrou 74,2 mil casos de violência patrimonial, sendo 35,5 mil contra idosos. Ao todo, em 2023, foram 93 mil violações, 45 mil contra idosos. As mulheres foram o segundo grupo com mais vítimas, seguido por pessoas com deficiência. Os dados são referentes às denúncias recebidas via Disque 100 – Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos. A violência patrimonial inclui golpes virtuais e presenciais.
Veja quais são os principais golpes e como se precaver e reduzir as chances de se tornar vítima:
1) Oferta de empréstimo consignado e cartão de crédito
A oferta insistente de empréstimo ou cartão de crédito para pessoas idosas, normalmente por telefone, pode configurar uma violência patrimonial. A vítima pode receber o crédito em sua conta mesmo tendo recusado a oferta, ou pode aceitar uma oferta sem compreender as regras, sendo induzida ao erro.
Como evitar: Preste atenção às movimentações bancárias e não aceite ofertas de crédito por telefone sem entender todas as regras. Saiba seus direitos: quando a contratação é realizada por meio de ligação telefônica, há garantia de poder desistir do negócio em um prazo de sete dias.
2) Golpe do bilhete premiado
Um golpista diz que ganhou na loteria, como uma Mega Sena ou uma Tele Sena, mas não poderá receber o prêmio no banco. Em seguida, ele oferece o direito ao resgate, desde que a vítima pague um valor menor pelo bilhete premiado.
Como evitar: Não aceite adquirir um bilhete premiado. Os prêmios da loteria são concedidos diretamente aos portadores dos bilhetes premiados, não há intermediários envolvidos.
3) Golpe do boleto falso
O fraudador emite um boleto falso e envia para o email da vítima. A vítima não percebe se tratar de um golpe e acaba pagando o valor. Os boletos podem ser de viagens, consórcios, operadoras de telefonia, multas ou até mesmo boletos de igrejas.
Como evitar: Antes de fazer qualquer pagamento, confira o valor, a data de vencimento e quem será beneficiado. Na dúvida, procure o seu banco.
4) Cartão retido no caixa eletrônico
5) Falso namoro virtual
6) Falso sequestro
7) Falsa central de atendimento
8) Golpe da maquininha
9) Cartão “clonado” entregue ao motoboy
10) Parente com o carro quebrado
11) Falso processo judicial
12) Saidinha de banco
13) Compra em site falso
14) Troca de cartão
15) Golpe do WhatsApp clonado
16) Golpe do falso empréstimo consignado
17) Golpe do falso presente de aniversário/falso brinde