Imposto de Renda 2022: 3,1 milhões ainda não entregaram a declaração; prazo acaba hoje

impostos leão intelec 25_05_22A Receita Federal recebeu 32 milhões de declarações do Imposto de Renda 2022 até às 08h desta terça-feira (31) e ainda aguarda a entrega do documento de 2,1 milhões de contribuintes que têm até às 23h59 para fazer a declaração. A expectativa do fisco é de que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo.

 

A Receita Federal estendeu o prazo para entregar a declaração do IRPF 2022 – como ocorreu em 2021 e em 2020 – por conta da pandemia do novo coronavírus. A informação foi publicada no Diário Oficial da União em 5 de abril.

 

O imposto a pagar apurado também teve seu vencimento adiado para o final do mês de maio, mas as restituições seguirão o cronograma anterior, sem alteração. As datas permitidas para o débito automático passam a ser 10 de maio, para a primeira cota, e até 31 de maio para as demais, ou seja, para as declarações enviadas após o dia 10 de maio, o pagamento da primeira cota deverá ser realizado com DARF.

 

Quem for obrigado a entregar a declaração e não entregá-la até o fim do prazo estará sujeito a multa. O valor da multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

 

Quem não conseguiu reunir todos os dados necessários para fazer o IR 2022, a orientação dos especialistas é enviar a declaração incompleta para evitar o pagamento da multa por atraso. Depois poderá completar as informações, enviando uma declaração retificadora, sem multa. Mas atenção: depois do prazo, não é possível mais trocar o modelo da declaração, de simples para completa ou vice-versa.