Inflação: governo sobe previsão, mas ainda estima IPCA de 2024 abaixo do teto da meta

O governo elevou sua estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, de 4,25% para 4,4%, em 2024.

 

A informação consta no Boletim Macrofiscal, divulgado nesta segunda-feira  pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda.

 

Com isso, o governo indica não esperar que a inflação supere o teto de 4,5% do sistema de metas neste ano – algo que o mercado financeiro já estima desde o fim de outubro.

 

Na semana passada, o mercado elevou para 4,64% sua expectativa de inflação para 2024. Foi a sétima alta consecutiva. A estimativa foi divulgada nesta segunda.

 

Produto Interno Bruto

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda também elevou de 3,2% para 3,3% sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

 

💵O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e é usado para medir o crescimento da economia.

 

Para 2025, o governo manteve sua projeção de crescimento da economia brasileira em 2,5%.

 

O mercado financeiro estimou, na semana passada, uma expansão do PIB de 3,10% neste ano e de 1,94% em 2025.

 

Se o PIB cresce, significa que a economia vai bem e produz mais. Se o PIB cai, quer dizer que a economia está encolhendo. Ou seja, o consumo e o investimento total é menor. Entretanto, nem sempre crescimento do PIB equivale a bem estar social.