Jandaia do Sul terá 07 candidatos à Prefeito Municipal

O período de convenções partidárias para a escolha de candidatos a prefeito, vice e vereador, nas eleições do próximo dia 06 de outubro se encerrou no último dia 05 de agosto.

 

Em Jandaia do Sul, foram escolhidos 07 chapas para concorrerem a Prefeito e Vice, que disputarão a preferência dos 16.702 eleitores, conforme dados do TRE-PR. Os partidos terão até o dia 15 de agosto para requererem o registro das candidaturas.

 

Substituição de candidatura

Evidentemente que poderá ainda haver alguma mudança, pois a substituição de candidatura pode ocorrer em casos de registro indeferido, cancelado, cassado, renúncia ou falecimento. O prazo para o pedido de substituição é de dez dias contados a partir do fato. A substituição, tanto para as eleições majoritárias quanto para as proporcionais, poderá ser solicitada até 20 dias antes do pleito. No caso de falecimento, poderá ser feita a qualquer tempo.

 

Julgamento dos registros de candidatura

É importante ressaltar que os registros de candidatura divulgados por meio do sistema DivulgaCandContas ainda passarão por julgamento da Justiça Eleitoral para que as candidatas e os candidatos possam concorrer às Eleições 2024.

 

O calendário eleitoral estipula a data de 16 de setembro (20 dias antes do 1º turno) como limite para que todos os pedidos de registro de candidaturas, inclusive os impugnado, e os respectivos recursos – estejam julgados pelas instâncias ordinárias, bem como publicadas as decisões.

 

Causas de inelegibilidade 

Além de cumprirem as condições de elegibilidade, as candidatas e os candidatos também não podem se enquadrar em nenhuma das causas de inelegibilidade. A legislação estabelece que não pode se eleger, entre outras razões:

 

  • quem estiver dentro dos parâmetros da Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar nº 64/90);
  • no território de jurisdição do titular do cargo, quem for parente consanguíneo ou afins, até o segundo grau, ou cônjuge de político que exerça algum cargo no Poder Executivo (presidente, governador, prefeito do mesmo município);
  • quem perdeu o cargo em decorrência de prática de alguma infração durante o mandato;
  • os que tenham contra a sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado ou transitada em julgado, em processo de apuração de abuso de poder econômico ou político;
  • quem renunciou ao cargo com a intenção de não ser mais processado ou com o objetivo de fugir de provável condenação;
  • quem foi julgado e condenado pela Justiça Eleitoral por corrupção eleitoral, por captação ilícita de sufrágio, por doação, por captação ou por gastos ilícitos de recursos de campanha ou por condutas vedadas aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do registro ou do diploma, pelo prazo de oito anos, a contar da eleição; e
  • quem for excluído do exercício da profissão devido à prática de infração ético-profissional.

 

São postulantes os seguintes pré-candidatos:

Bruno Cavassani

O professor e vereador Bruno Cavassani (PP) é candidato a prefeito junto com o vice Mazinho Koteski (Novo). A coligação conta com os partidos PP, Novo e PDT.

 

Ditão Púpio – Benedito José Púpio

O ex-prefeito Benedito José Púpio (MDB), o Ditão Púpio, vai tentar voltar à Prefeitura, tendo como vice Inei Heckert (MDB). O grupo é formado pelos partidos MDB, Cidadania, PSDB e Avante.  Ditão Púpio foi prefeito de 2016 a 2020.

 

Edival Morador

O advogado Edival Morador foi escolhido pelo PSB como candidato a Prefeito. O vice-prefeito na gestão atual  Dionízio Costa Alves (PV), o Fifa, que havia anunciado sua pré-candidatura a prefeito, abriu mão de concorrer e será o candidato a vice na chapa.

 

Lauro Junior

O atual prefeito Lauro Junior (União Brasil) vai tentar seu segundo mandato, tendo como candidata a vice a farmacêutica e empresária do agronegócio Rosângela Vilar Moretti (União Brasil)..

 

Miller Borba

Miller Borba (Podemos) é outro concorrente à Prefeitura de Jandaia do Sul, tendo como vice o médico Dalmen de Pinho Tavares Filho (PP). Além do PP, a coligação conta com o PRD e terá uma chapa de 20 candidatos a vereador.

 

 Samuel Fiorucci

O empresário Samuel Fiorucci (Agir), vai para disputa com um só partido tendo como candidata a vice sua esposa Rozângela Fiorucci (Agir).

 

Zé da Gruta – José Aparecido Pereira

O ex-vereador por quatro mandatos e duas vezes presidente da Câmara, empresário José Aparecido Pereira, o Zé da Gruta (PL), vai para a disputa tendo como companheiro de chapa na vice o empresário Norberto Barão (PL). O grupo conta ainda com apoio do Solidariedade.