Atual governador do Paraná, Ratinho Jr pode ser o candidato do PSD (Partido Social Democrático) à presidência da República em 2026. E quem afirma é isso é Gilberto Kassab, presidente nacional do partido. Em entrevista ao UOL News disse que não está garantindo o apoio ao presidente Lula para a tentativa de uma reeleição.
Hoje, o PSD comanda três ministérios no governo Lula: Agricultura e Pecuária; Minas e Energia; e Pesca e Aquicultura. No entanto, segundo Kassab, a falta de sintonia entre governo federal e os partidos da base pode resultar no lançamento de candidaturas alternativas em 2026. E mais: nem a concessão de ministérios e emendas parlamentares pode garantir ao atual presidente apoio para se reeleger daqui dois anos.
“Poder pode [haver o lançamento de candidaturas alternativas em 2026]. Vai depender da avaliação do presidente Lula no momento das definições, não é? É evidente que pode, são partidos que têm bons quadros”, afirmou Kassab ao UOL News, citando em seguida o governador do Paraná, Ratinho Jr, expressamente.
“Eu dou o exemplo do PSD. Nós temos no partido hoje um presidenciável que já se dispôs a examinar o assunto caso o partido queira ter um candidato, que é o Ratinho Jr [governador do Paraná]. O partido gosta da ideia de tê-lo como candidato”, assegurou o líder do PSD.
Além disso, Kassab também destacou a possibilidade de apoio a candidatos de outras siglas de centro-direita na corrida presidencial. “Outros partidos também têm lá os seus presidenciáveis”, destacou.