Lula critica Trump após defesa de Bolsonaro e diz que Brasil não aceita ‘interferência’: ‘Dê palpite na sua vida’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta segunda-feira o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após este defender Jair Bolsonaro e atacar as instituições judiciais brasileiras.

 

Em nota oficial, Lula afirmou: “A defesa da democracia no Brasil é uma responsabilidade dos brasileiros. Somos um país soberano e não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Temos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei — sobretudo aqueles que atentam contra a liberdade e o Estado de Direito.”

 

— Não vou comentar essa coisa do Trump e do Bolsonaro. Tenho coisas mais importantes para comentar do que isso. Esse país tem leis, regras e um dono chamado povo brasileiro, portanto dê palpite na sua vida, e não na nossa — declarou.

 

A manifestação do Presidente Lula se mostra incoerente com  sua manifestação favorável a ex-presidente da Argentina Cristina  Kirchner  Em visita aquele pais no início do mês, Lula posou para fotos segurando um cartaz que pede liberdade para a ex-presidente da Argentina que está presa em regime domiciliar após ser condenada por corrupção.

 

A ex-presidente argentina foi condenada por favorecer Lázaro Báez, dono de uma empreiteira e amigo do casal Kirchner. Segundo a denúncia, o empresário venceu 51 licitações para obras públicas, muitas delas superfaturadas e sequer concluídas.

 

Cristina nega as acusações e afirma que o tribunal já tinha a sentença pronta desde o início do processo.