O verão chegou e o desejo de viajar também, mas, entre os brasileiros, a tão sonhada viagem deve acontecer para menos da metade da população. O levantamento “Tendências de Turismo Verão 2025 – Comportamento da População Brasileira”, feito pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, revelou que apenas 35% dos brasileiros pretendem viajar a lazer entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025.
Segundos dados do levantamento, 59% dos brasileiros não pretendem viajar no período de verão. 44% dizem não tem condições financeiras para viajar, enquanto 30% não têm férias no período, não se planejou ou não tem tempo para viajar.
Entre os que pretendem viajar, a busca por sol e praia é o maior atrativo. Os estados da Bahia e da Paraíba surgem como destaque da temporada.
A Bahia, tradicionalmente um dos destinos mais cobiçados do país, foi escolhida por 16% dos entrevistados, um crescimento de 4 pontos percentuais em relação ao Verão anterior. Esse número confirma a liderança baiana entre os destinos mais desejados, à frente de São Paulo (15%) e do Rio de Janeiro (14%), que aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Além da Bahia, a Paraíba surpreendeu com um crescimento de desejo para viajar em relação ao estudo anterior. O estado passou de 2% para 7% de intenção de visita, um avanço expressivo que evidencia o crescimento do turismo local e o reconhecimento de suas belas praias e riquezas culturais.
Os dados reafirmam a preferência dos brasileiros por viajar para destinos de sol e praia. Eles representam 54% das escolhas para as férias de Verão. Essa busca se reflete no desempenho da região Nordeste, que ocupa o topo da lista com 53% das preferências nacionais, 11 pontos acima da intenção registrada na última edição da pesquisa.