O número de pessoas que, para não ter que comer fora, passaram a levar marmita por causa da inflação subiu 12,3% em um ano.
Os dados são da Kantar, empresa de dados, insights e consultoria, que ouviu 11,3 mil brasileiros. A pesquisa analisa trimestralmente o comportamento de consumo de alimentos, bebidas, produtos de limpeza do lar e artigos de higiene e beleza pessoal no país.
A Kantar apurou que as pessoas gastam, em média, R$ 10,72 por marmita por dia, ante uma conta média de R$ 17,81 por refeição fora.
O levantamento comparou os 12 meses entre outubro de 2020 e setembro de 2021 e o período seguinte.
A sondagem da Kantar apontou também que a volta à rotina de trabalho e às atividades sociais fora do lar com o fim das restrições sociais impostas pela pandemia de covid levou a uma redução de 11,1% nas ocasiões de almoço em casa.
Mudança na despensa
Como forma de driblar a inflação, os brasileiros também estão aderindo a alimentos mais em conta e mais práticos, até para preparar as marmitas. A pesquisa aponta que muitas das mudanças de hábitos verificadas estão atreladas à simplicidade no preparo e ao baixo custo dos alimentos.
Passaram a aparecer mais nas despensas:
- Massas frescas;
- Salsichas;
- Hambúrgueres;
- Lanches prontos;
- Batatas congeladas.
Perderam espaço:
- Óleos;
- Legumes;
- Carne bovina;
- Ervas e especiarias;
- Arroz.
Impacto também no café da manhã
O Kantar observou impactos no café da manhã. Perderam espaço à mesa:
- Leite UHT;
- Pão industrializado;
- Requeijão;
- Biscoitos;
- Torradas.
Ganharam espaço:
- Margarina;
- Mortadela;
- Iogurte;
- Leite em pó;
- Pão artesanal.
“Nosso cenário econômico ainda é desafiador. Categorias de baixo custo, fácil preparo e que garantam indulgência para o consumidor têm boa oportunidade de crescimento”, destacou Jenifer Ferreira, executiva sênior e responsável pela pesquisa.
A pesquisa
Os dados apresentados fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país, representando 59 milhões de lares do brasil, e do Painel de Uso da Kantar, que coleta dados de 970 domicílios por trimestre e contempla 3.800 indivíduos que representam 55 milhões de brasileiros, em sete regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Salvador).