Mais brasileiros passaram a levar marmita para economizar, diz pesquisa

marmita 06_12_22O número de pessoas que, para não ter que comer fora, passaram a levar marmita por causa da inflação subiu 12,3% em um ano.

 

Os dados são da Kantar, empresa de dados, insights e consultoria, que ouviu 11,3 mil brasileiros. A pesquisa analisa trimestralmente o comportamento de consumo de alimentos, bebidas, produtos de limpeza do lar e artigos de higiene e beleza pessoal no país.

 

A Kantar apurou que as pessoas gastam, em média, R$ 10,72 por marmita por dia, ante uma conta média de R$ 17,81 por refeição fora.

 

O levantamento comparou os 12 meses entre outubro de 2020 e setembro de 2021 e o período seguinte.

 

A sondagem da Kantar apontou também que a volta à rotina de trabalho e às atividades sociais fora do lar com o fim das restrições sociais impostas pela pandemia de covid levou a uma redução de 11,1% nas ocasiões de almoço em casa.

 

Mudança na despensa

Como forma de driblar a inflação, os brasileiros também estão aderindo a alimentos mais em conta e mais práticos, até para preparar as marmitas. A pesquisa aponta que muitas das mudanças de hábitos verificadas estão atreladas à simplicidade no preparo e ao baixo custo dos alimentos.

 

Passaram a aparecer mais nas despensas:

  • Massas frescas;
  • Salsichas;
  • Hambúrgueres;
  • Lanches prontos;
  • Batatas congeladas.

Perderam espaço:

  • Óleos;
  • Legumes;
  • Carne bovina;
  • Ervas e especiarias;
  • Arroz.

 

Impacto também no café da manhã

O Kantar observou impactos no café da manhã. Perderam espaço à mesa:

  • Leite UHT;
  • Pão industrializado;
  • Requeijão;
  • Biscoitos;
  • Torradas.

Ganharam espaço:

  • Margarina;
  • Mortadela;
  • Iogurte;
  • Leite em pó;
  • Pão artesanal.

 

“Nosso cenário econômico ainda é desafiador. Categorias de baixo custo, fácil preparo e que garantam indulgência para o consumidor têm boa oportunidade de crescimento”, destacou Jenifer Ferreira, executiva sênior e responsável pela pesquisa.

 

A pesquisa

Os dados apresentados fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país, representando 59 milhões de lares do brasil, e do Painel de Uso da Kantar, que coleta dados de 970 domicílios por trimestre e contempla 3.800 indivíduos que representam 55 milhões de brasileiros, em sete regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Salvador).