O Brasil registrou a abertura de 98,1 mil micro e pequenas empresas nos dois primeiros meses de 2021, 1,7% a menos do que o mesmo período do ano anterior, segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base em dados da Receita Federal.
A maioria das empresas (57%) foram abertas em janeiro, o que representa crescimento de 12,6% em relação a 2020.
Porém, o baixo desempenho na abertura de empresas em fevereiro puxou o resultado do bimestre para baixo, com retração de 15,8%, na comparação com o mesmo mês de 2020.
Essa queda de abertura de empresas de micro e pequeno porte pode ser reflexo das dificuldades que donos de negócios estão tendo com o novo avanço da pandemia do coronavírus no país, de acordo com Carlos Melles, presidente do Sebrae.
“Voltamos a conviver com medidas mais restritivas do comércio nos estados e isso impacta diretamente no desempenho dos pequenos negócios no país, principalmente os ligados aos ramos de alimentação e vestuário”, afirma Melles.
Em fevereiro, dos 20 segmentos de pequenos negócios com maior registro de abertura, 18 tiveram queda significativa. Entre eles estão:
- Atividades de lanchonetes e similares (-37%);
- Restaurantes (-34%);
- Comércio varejista de mercadorias em geral, principalmente de produtos alimentícios (-26%);
- Vestuário (-24%).
Apenas duas atividades apresentaram aumento de abertura de empresas em fevereiro:
- Consultoria em gestão empresarial (+6%);
- Atividade de corretagem, compra e venda de imóveis (+4%)