Uma pesquisa que ouviu três mil pessoas em todo o País mostrou que a maioria dos brasileiros aprova, parcial ou totalmente, a volta do horário de verão. Na média nacional, 54,9% dos entrevistados disseram que são favoráveis. O Sul do País foi a região com a maior adesão à medida — 60,6% aprovam o atraso nos relógios.
Os dados são de uma pesquisa do Reclame Aqui em parceria com a Abrasel, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou menos considerando um nível de confiança de 95%.
Nas regiões do Brasil onde o horário de verão era historicamente adotado (Sul, Sudeste e Centro-Oeste), a volta da mudança nos relógios ganha ainda mais apoio.
O índice dos que se dizem a favor chega a 60,6% no Sul (52,3% totalmente favoráveis e 8,3% parcialmente favoráveis), 56,1% no Sudeste (43,1% totalmente favoráveis e 13% parcialmente favoráveis) e no Centro-Oeste a adesão é um pouco menor, de 40,9% (29,1% totalmente favoráveis e 11,8% parcialmente a favor).
No total das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (onde havia horário de verão até 2019), 55,74% são a favor da volta.
Em discussão
A volta do horário de verão voltou a ser discutido nas últimas semanas, especialmente com a estiagem prolongada em várias regiões do País e o acionamento de usinas termelétricas e o calor acima da média.
A seca diminui o nível dos reservatórios das hidrelétricas, maior fonte da energia elétrica no país. O calor aumenta o uso de eletrodomésticos como o ar-condicionado e, com isso, cresce o consumo de energia.
O horário de verão foi extinto em 2019, primeiro ano do governo Jair Bolsonaro. Na época, o governo alegou que a economia de energia era baixa e não justificava a adoção da medida.
Com todos os fatores envolvidos, o próprio ministro de Minas e Energia disse que a medida está em discussão.
A semana deve ser decisiva para o retorno ou não do horário de verão. Isso porque, o governo discute com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Operador Nacional do Sistema (ONS) que irão apresentar um estudo sobre o horário de verão nas atuais circunstâncias.
Mesmo assim, a volta do horário de verão para este ano é algo ainda incerto, já que exige um planejamento amplo.