Novo boletim confirma mais 5 mil casos e seis mortes por dengue no Paraná

O novo boletim da dengue no Paraná só será publicado nesta terça-feira (1º de abril). Mas o secretário de estado da Saúde, Beto Preto, antecipou os resultados do documento hoje, em conversa com a imprensa.

 

Segundo ele, mais de 5 mil novos casos foram confirmados na última semana, além do registro de seis novas mortes causadas pelo Aedes aegypti. Esses óbitos foram confirmados nos municípios de Ribeirão do Pinhal, Florestópolis, Porecatu, Arapongas, Nova Londrina e Querência do Norte.

 

Segundo Beto Preto, o novo boletim da dengue trará 5.181 casos a mais do que no anterior, além de mais seis mortes. Com isso, o Paraná já soma, em 2025, 25.231 casos confirmados da doença, com um total de 19 mortes. A 14ª Regional de Saúde, de Paranavaí, é a que lidera no número de ocorrências. Londrina, Maringá, Umuarama e Jacarezinho são as regionais que vêm a seguir.

 

 “Nós estamos já vencendo o verão, dentro de mais alguns dias começamos a ter temperaturas mais baixas. Nesse momento, nos anos anteriores, nós não tínhamos ascendência do número de casos, a curva já estava abaixando. E agora nós ainda mantemos a curva subindo. Isso chama muita atenção e diz respeito diretamente a essas mudanças climáticas que nós estamos passando. Por isso ainda estamos registrando tantos casos de dengue”, comentou Beto Preto em entrevista coletiva nesta segunda-feira (31 de março).

 

Ainda de acordo com o secretário, o documento que será divulgado também trará um alerta sobre a Chikungunya. É que a doença, que até a semana passada somava 826 casos confirmados, já atinge 63 dos 399 municípios paranaenses – o equivalente a 15,8% das cidades do estado.