Novo Ministro diz que ‘tem gente ilegalmente’ no Bolsa Família e que cadastro passará por revisão

bolsa família 04_01_23O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, informou que será feita uma revisão do cadastro do Bolsa Família, antigo Auxílio Brasil. O objetivo é acabar com as fraudes e zerar a fila do programa social.

 

“Vamos fazer uma revisão nesse cadastro. O Cadastro Único é o cérebro de toda base social do Brasil. Um bom cadastro, uma política eficiente”, declarou Dias.

 

Atualmente, o Cadastro Único tem cerca de 90 milhões de pessoas inseridas nos diversos programas sociais do Governo Federal.

 

Ele participou da cerimônia de posse do titular do Ministério da Fazenda, Fernando Haddad. Dias já tinha dito antes que buscaria combater fraudes.

 

“Tem gente ilegalmente dentro e tem gente que tem direito que está fora. Prefiro esperar a conclusão desse trabalho. Será breve”, acrescentou o ministro.

 

Segundo ele, os dados do Censo, que está sendo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também poderão ser usados.

 

Em 2022, ano eleitoral, foram inseridos milhões de novos cadastros no Auxílio Brasil, programa da gestão Jair Bolsonaro.

 

A suspeita é de que as fraudes envolvam divisões na mesma família para permitir que mais pessoas recebessem o benefício.