Dobrou o número de municípios onde há apenas um candidato disputando a prefeitura na eleição deste ano. De 108 cidades com candidaturas únicas em 2020, o Brasil terá neste ano 214 municípios com apenas um candidato. Ou seja, basta apenas um voto para que sejam eleitos prefeitos.
É o maior número de candidaturas únicas das últimas sete eleições, quando começou essa série história, no ano 2000. Esses dados foram sistematizados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Na avaliação do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a hipótese mais provável é que os desafios de candidaturas em pequenas cidades desestimulam as pessoas a disputar essas prefeituras.
.
Dos 399 municípios do Paraná, 20 terão eleições para prefeito com apenas um candidato. Neste ano, o número é maior do que nas eleições de 2020, quando 15 cidades paranaenses “concorreram” com candidaturas únicas.
Atalaia: Duda (PSD)
Bela Vista do Caroba: Gelson (PSD)
Bela Vista do Paraíso :Jacaré (PL)
Coronel Domingos Soares: Maria Antonieta (PSD)
Corumbataí do Sul: Xandão (PSD)
Enéas Marques: Lupatini (PL)
Esperança Nova: Everton (PP)
Floraí: Edna Contin (PSD)
Guaporema: Beto Castiglioni (PSD)
Iporã: Robertinho (PSDB)
Loanda: Zé Maria (PP)
Lunardelli: Wanderley (MDB)
Marquinho: Juninho (MDB)
Mirador: Fabiano (PSD)
Pato Bragado: John (PP)
Quatiguá: Izilda da Saúde (PL)
São Jerônimo da Serra: Venicius Rosa (Republicanos)
Sertaneja: Neuton (SD)
Tupãssi: Cal (PL)
Verê: Paulo (PRD)
A média populacional das cidades com candidato único é 6,7 mil habitantes. Rio Grande do Sul (43), Minas Gerais (41), Goiás (20), Paraná (20) e Mato Grosso (9) são os estados com maiores números de candidaturas únicas.