Segundo dados compilados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 85% dos consumidores que estavam no cadastro de negativação em outubro eram reincidentes, ou seja, já haviam ficado inadimplentes nos últimos 12 meses.
O levantamento ainda apontou que o tempo médio de vencimento de uma dívida para outra é de 75,5 dias (aproximadamente 2,5 meses, em média).
De acordo com os especialistas consultadas, o principal fator que influencia a reincidência desses consumidores nos cadastros de negativação é a falta de organização e de planejamento financeiro.
“No geral, esses consumidores já têm um custo de vida maior do que o valor que recebem. Além disso, muitos acabam tentando sair do endividamento contraindo novas dívidas ou vendendo algo que já possuem. Mas o dinheiro acaba e o problema volta, porque é algo estrutural, de base”, afirma a educadora financeira Aline Soaper.
Ainda segundo o levantamento, por exemplo, o tempo médio entre o vencimento de uma dívida para outra é de 75,5 dias — o que significa que esse consumidor reincidente só consegue ficar cerca de 2,5 meses com o “nome limpo” antes de voltar a atrasar o pagamento de alguma conta.
Entre os devedores reincidentes:
- 60,8% ainda não tinham pagado dívidas antigas até outubro;
- 24,2% tinham saído do cadastro de devedores nos últimos 12 meses, mas retornaram; e
- 15% não tiveram restrições no CPF ao longo dos últimos 12 meses e, por isso, não foram considerados reincidentes.
Segundo Borges, da CNDL, a leitura da confederação é que muitos consumidores não conseguem cumprir os acordos que fazem quando renegociam alguma dívida, não por má-fé, mas por falta de organização.
“Muitas vezes, quando perguntamos se tem intenção de resolver esse cenário nos próximos meses, o devedor diz que sim. Mas quando perguntando se isso vai comprometer as despesas básicas dele, essa resposta também é positiva. E é isso o que dificulta”, diz.