A Páscoa vem se consolidando como o terceiro evento sazonal mais importante para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. E não só o chocolate. Além da iguaria amada pela maioria dos brasileiros, a Semana Santa estimula o consumo de outros produtos, como pescados e fruto do mar, além das viagens.
Mas é claro que o chocolate acaba sendo o carro-chefe da data. A Lacta, por exemplo, marca centenária e pioneira na produção de ovos de chocolate no país, espera crescer entre 5% e 10% no volume de vendas durante o período.
Mas o otimismo vai além dos produtos temáticos, contemplando também a chamada linha regular – composta por tabletes, caixas de variedades e outros formatos comercializados durante todo o ano.
“As primeiras parreiras de ovos estão aparecendo em algumas lojas, o que começa a mexer com os sentimentos do consumidor sobre a data, que é carregada de sentimento, memória afetiva e carinho”, explica a diretora de Marketing para Chocolates da Mondelēz Brasil, Fabíola Menezes.
Em Curitiba, desde o início do mês redes de supermercados já montaram suas parreiras de ovos, assim como as lojas de decoração se preparam para vender produtos da época já durante o Carnaval.
E a Páscoa é tão importante para estes setores que exige planejamento muito antecipado. “Ou seja, quando estamos produzindo a Páscoa de 2024, já estamos planejando a Páscoa de 2025”, explica Fabíola. Para produzir os ovos de chocolate mais amados do mercado, a companhia contratou 500 colaboradores temporários, todos alocados em Curitiba.