Uma pesquisa da Hibou trouxe à tona dados sobre as motivações, comportamentos e desafios enfrentados pelos apostadores no Brasil. Entre os dados obtidos, notou-se que a maioria dos apostadores no Brasil escolhem a loteria. Conduzida entre 07 e 09 de agosto de 2024, com 2.839 brasileiros de todas as classes sociais, o estudo revela dados importantes, por exemplo,68% da população nacional participa ativamente de algum tipo de jogo de azar.
A loteria aparece como a escolha mais popular entre os apostadores brasileiros, com 47% dos entrevistados afirmando que jogam nessa modalidade. Segundo Lígia Mello, “A loteria é uma tradição profundamente enraizada na cultura brasileira. Muitas pessoas veem nela uma oportunidade não apenas de ganhar dinheiro, mas de sonhar com uma mudança de vida.”
Em seguida, vêm as rifas (25%), apostas esportivas conhecidas como “bets” (11%), bingo (10%), e o cassino online, com destaque para o jogo “Tigrinho” (8%).
Entre os apostadores, 53% afirmaram que já gastaram mais do que ganharam em todas as modalidades em que participaram. No entanto, apenas 2% dos apostadores se consideram viciados, mas 16% já enfrentaram problemas financeiros devido às apostas, com alguns recorrendo a empréstimos de amigos, familiares, bancos e até mesmo agiotas para cobrir as perdas.
Além disso, as propagandas desempenham um papel importante no comportamento dos apostadores, com 42% afirmando ver anúncios de jogos de apostas na TV, 33% no Instagram e 19% são impactados por influenciadores. Assim, 19% dos apostadores relataram um nível de influência “alto” das propagandas em suas decisões de apostar.