Com a assinatura dos contratos de concessão dos lotes 3 e 6 de rodovias no Paraná, formalizada em cerimônia em Brasília nesta segunda-feira (28), as empresas passam a ter um prazo de 30 dias para assumir a operação dos trechos e iniciar ações preliminares, com foco na segurança viária e no conforto dos usuários, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Vencido pela CCR, o Lote 3 faz parte da Malha Norte, que abrange 22 cidades e faz a ligação do Norte do estado com o eixo rodoviário da BR-277, chegando até o Porto de Paranaguá. São 569 quilômetros envolvendo as BRs 369, 373 e 376 além das estaduais PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090. A CCR S/A será responsável por aplicar R$ 16 bilhões no Lote 3.
Já o Lote 6 engloba 662 quilômetros de estradas que passam por mais de 30 cidades das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná e completa o eixo da 277, desde a fronteira com o Paraguai e a Argentina, até Paranaguá. O pacote ficou com a EPR e inclui além da BR-277 também a BR-163 e as PRs 158, 180, 182, 280 e 483. A EPR investirá R$ 20 bilhões no Lote 6.
Os dois lotes, somados, possuem 1.231 quilômetros de extensão. As rodovias, estaduais e federais, passam por cidades como Londrina, Cascavel e Ponta Grossa.
Lote 3 do pedágio
O lote inclui 569 quilômetros das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090, dentro da Malha Norte. Os trechos fazem a ligação da região norte do estado com a BR-277, até o Porto de Paranaguá, no litoral.
Trechos:
BR-369/PR – Entr. PR-444 até Entr. BR 376 (B) (Jandaia do Sul)
BR-373/PR – Entr. BR-487(A)/PR-151 (Ponta Grossa) até Entr. BR-376(A)
BR-376/PR – Entr. Acesso I Mandaguari até Entr. BR-277(A)-428 (São Luís do Purunã)
PR-090 – Entr. PR-862(B)(Contorno de Ibiporã) até Entr. PR-323(A)(Sertanópolis)
PR-170 – Entr. BR-369(B)(Apucarana) até Entr. BR-376(A)(Apucarana)
PR-323 – Divisa PR/SP (Porto Charles Nauffal) até Entr. PR 445/545 (WARTA)
PR-445 – Entr. PRC 272/BR-376/272) até Entr. PR 323/545 (WARTA)
Lista de cidades atendidas pelo trecho:
- Sertaneja
- Sertanópolis
- Londrina
- Cambé
- Ibiporã
- Tamarana
- Mauá da Serra
- Marilândia do Sul
- Califórnia
- Apucarana
- Arapongas
- Cambira
- Jandaia do Sul
- Mandaguari
- Ortigueira
- Imbaú
- Faxinal
- Tibagi
- Ipiranga
- Ponta Grossa
- Palmeira
- Balsa Nova
No valor de R$ 16 bilhões, estão previstas obras de duplicação de 132 quilômetros, construção de 25 quilômetros de faixas adicionais, 22 passarelas, 24 quilômetros de ciclovias e dois pontos de paradas para motoristas profissionais.
A CCR/SA venceu a disputa pelo lote no dia 12 de dezembro de 2024. A proposta teve desconto de 26,6% na tarifa básica de pedágio.
No total, sete praças de pedágio irão atuar no lote 3, sendo que já existem as de Sertaneja, Ortigueira, Imbaú, Tibagi e Palmeira. Serão construídas novas em Mauá da Serra e Tamarana.
Em entrevista à RPC, Arrison Szesz, gerente de operações da concessionária, explicou que as praças de Ortigueira e Imbaú já estão sendo reformadas, na BR-376. O trabalho inclui revitalização das cabines, coberturas, sinalização e também do asfalto.
Lote 6 do pedágio
Maior do novo modelo de pedágio, são 662 quilômetros das rodovias BR-163, BR-277, e PR-158, PR-180, PR-182, PR- 280 e PR-483. As concessões são consideradas estratégicas, uma vez que formam um corredor que liga a fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina, no oeste do estado, ao Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná.
Lote 6 do pedágio do Paraná vai a leilão nesta quinta (12); confira a lista de cidades do trecho — Foto: Agência Nacional de Transportes Terrestres/ANTT
Lista de cidades atendidas pelo trecho:
- Guarapuava
- Cantagalo
- Virmond
- Diamante do Sul
- Nova Laranjeiras
- Guaraniaçu
- Ibema
- Campo Bonito
- Catanduvas
- Santa Tereza do Oeste
- Céu Azul
- Santa Lúcia
- Capitão Leônidas Marques
- Realeza
- Francisco Beltrão
- Manfrinópolis
- Marmeleiro
- Renascença
- Vitorino
- Matelândia
- Medianeira
- Santa Terezinha de Itaipu
- Foz do Iguaçu
- Lindoeste
- Prudentópolis
- Candói
- Laranjeiras do Sul
- Cascavel
- Céu Azul
- São Miguel do Iguaçu
- Ampére
- Pato Branco
Os R$ 20 bilhões em obras incluem 462 quilômetros de duplicações; implantação de 31 quilômetros de faixas adicionais; 87 quilômetros de vias marginais; 13 quilômetros de contornos; 38 passarelas; 14 passagens de fauna; três pontos de parada e descanso; 21 quilômetros de iluminação na serra.