Quatro maiores bancos comerciais representaram 58% do mercado de crédito em 2023, diz BC

Os quatro maiores conglomerados bancários do país (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) encerraram 2023 com 57,8% do mercado de crédito e com 57,9% dos depósitos totais. As informações foram divulgadas pelo Banco Central (BC) nesta quarta-feira (5).

 

Os números do BC mostram queda marginal na concentração bancária no país. Em 2022, segundo a instituição, os quatro maiores bancos do país detinham 58,6% das operações de crédito e 58,4% dos ativos totais do sistema financeiro nacional.

 

“A concentração no Sistema Financeiro Nacional reduziu-se em 2023, seguindo a tendência dos últimos anos (…) A redução da concentração envolveu o aumento da participação dos segmentos cooperativas de crédito e instituições não bancárias”, informou o BC.

 

Ainda segundo o BC, a queda na concentração bancária em 2023 pode ser associada:

  • à atuação das instituições não bancárias no mercado de cartão de crédito e de crédito sem consignação;
  • as cooperativas de crédito destacaram-se por sua atuação nos mercados de cheque especial e de capital de giro.

 

A divulgação de dados de concentração bancária por parte do Banco Central mudou de formato. Até 2021, o BC contabilizava os cinco maiores bancos para auferir a concentração bancária — ano em que essas instituições financeiras detinham 81,4% do mercado de crédito do país.