Segunda-feira de madrugada e terça-feira à noite são os dias e horários preferidos dos estelionatários para tentativas de fraudes bancárias, segundo a edição de 2024 do relatório “Fraud Report idwall Financeiro”, da empresa idwall, de verificação de identidade e prevenção a fraudes.
Os golpes financeiros representam 2,4 vezes mais golpes do que os demais, diz a idewall. De acordo com a Serasa, quatro em cada dez brasileiros sofreram golpes financeiros neste ano. Das pessoas que foram vítimas, 57% tiveram perda média de R$ 2.288.
As fraudes mais comuns foram em cartão de crédito, pagamento de boleto ou Pix falsos e comunicação fraudulenta.
Em 2023, terça e sábado de madrugada eram os dias preferidos dos fraudadores.
De acordo com a Febraban, no Brasil, oito em cada dez transações bancárias são feitas por meio de aplicativos de banco em celular, internet banking ou aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Entre 2019 e 2023, as transações feitas por meio de smartphones cresceram 251%.
Segundo um levantamento do Datafolha, o brasileiro têm mais medo de ter o celular roubado do que sua carteira. Neste cenário, Alexandre Nery, gerente executivo da Serasa, afirma que “hoje o foco de segurança é na esfera de dispositivos [celulares], que são quase como uma identidade.”