Seis em cada dez consumidores afirmam que sempre utilizam o Pix para pagamentos

Os meios de pagamento mais utilizados no dia a dia dos consumidores do país são o Pix (76%), o cartão de débito (42%), o cartão de crédito (35%) e, por último, o dinheiro (21%), de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise.

 

Seis em cada dez consumidores (64%) afirmam que sempre utilizam o Pix para pagamentos, enquanto 35% utilizam às vezes e apenas 2% raramente. Além disso, 91% dos usuários do Pix também recebem pagamentos por esse meio, sendo que metade (50%) sempre recebe dinheiro dessa forma e 46% às vezes.

 

Segundo o levantamento, os principais motivos apontados pelos consumidores para a preferência pelo Pix são rapidez e praticidade (71%), segurança (30%) e maior aceitação nas lojas (25%). Já entre os que preferem o cartão de crédito, as razões incluem o maior prazo para pagamento (55%), a possibilidade de parcelamento das compras (46%) e a rapidez e praticidade (42%).

 

O estudo também aponta que o Pix predomina como principal meio de pagamento em lojas físicas, no comércio online e no pagamento de contas de consumo, como água, luz e telefone. Nas lojas físicas, a maioria dos consumidores utiliza o Pix (33%), seguido pelo cartão de crédito (26%) e pelo cartão de débito (24%). No comércio online, o uso do Pix é ainda maior (46%), seguido pelo cartão de crédito (29%) e pelo cartão de débito (11%). Já no pagamento de contas de consumo, o Pix se destaca ainda mais, sendo utilizado por 50% dos consumidores, seguido pelo cartão de débito (12%) e pelo dinheiro (10%).

 

Entre os entrevistados, os tipos de pagamento mais realizados via Pix são transferências para amigos e parentes (67%), compras na internet (56%), pagamento de contas de consumo (55%) e compras de alimentos/mercado (46%).