‘Teremos recorde de 7 milhões de visitantes estrangeiros’, diz ministro do Turismo

Sob os holofotes internacionais, o Brasil avança na captação de turistas estrangeiros. De janeiro a agosto foram 4,45 milhões, 10,7% mais que em igual período de 2023. Mas o ministro do Turismo, Celso Sabino, já olha adiante, prevê bater sete milhões de visitantes internacionais este ano.

 

Ele defendia que o Plano Nacional do Turismo, lançado em agosto, mirasse em 10 milhões até 2027. “Fui vencido, mas ficou em 8,1 milhões”, diz. O ministro afirma que, após uma lacuna de anos na produção de dados sobre o setor, o governo está voltando a poder planejar metas e estratégias para avançar no turismo. Ele aposta em resorts-cassinos e numa alta com ecoturismo e sustentabilidade.

 

Segundo a Organização Mundial do Turismo, as pessoas viajam num raio de 500 km de onde vivem. O México é um país que recebe muitos turistas estrangeiros. É vizinho de um dos maiores mercados do mundo, os EUA. No Brasil, somos o maior cliente da Argentina, do Paraguai e do Uruguai. Eles também são clientes nossos. O principal é a Argentina.

 

Estamos atuando de forma mais organizada e eficiente em mercados mais distantes, como Reino Unido, Portugal e Oriente Médio. Acreditamos que este ano vamos superar a marca histórica de 2018, que foi de 6,8 milhões de turistas de fora do Brasil, e alcançar sete milhões de visitantes estrangeiros. Devemos chegar perto de 115 milhões de passagens emitidas para voos dentro do país.