Fazer um Pix, olhar o saldo da conta e pagar boletos em aplicativos de bancos são atividades cada vez mais comuns entre brasileiros. Não é à toa que o acesso a instituições financeiras foi o uso da internet que mais cresceu no último ano: 71,2% dos brasileiros usaram a rede para esta finalidade em 2024. No ano anterior, esse percentual era de 66,7%, enquanto em 2022, quando esse aspecto começou a ser pesquisado pelo IBGE, era de 60,1%. Isso significa que cerca de 22 milhões de pessoas passaram a acessar serviços bancários on-line nesse período.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad TIC), divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE.
Segundo pesquisadores do instituto, nenhum uso teve expansão tão rápida em um período tão curto. Esse maior acesso aos bancos a partir da internet pode estar relacionado à popularização do Pix e a uma mudança comportamental que faz com que seja cada vez menos necessário ir até uma agência bancária.
Dados do Banco Central (BC) corroboram os números do IBGE. Eles mostram que foram feitas 63,4 bilhões de transações por Pix em 2024, com aumento de 52% em relação ao ano anterior. Foi o instrumento de pagamento que mais cresceu no período.
Mas não é só o Pix que vem crescendo. De acordo com pesquisa da Febraban, 82% das transações bancárias dos brasileiros foram feitas por canais digitais em 2024.