Trump diz que ligação com Lula foi ‘ótima’ e que pode ir ao Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como ótima a conversa que teve ao telefone com o presidente Lula (PT) na manhã desta segunda-feira (6) e disse que pode ir ao Brasil em algum momento.

 

“Nós tivemos uma ótima conversa e vamos começar a fazer negócios”, disse Trump na tarde desta segunda. Questionado por jornalistas no Salão Oval da Casa Branca se considera viajar para a COP30, em Belém, ele respondeu: “Em algum momento, eu iria ao Brasil. E ele virá aqui. Estamos conversando sobre isso.”

 

Trump também lembrou o encontro que teve com Lula durante a Assembleia Geral da ONU e disse que os líderes gostaram um do outro.

 

Mais cedo, o presidente americano já havia comentado a conversa. Em post no Truth Social, Trump afirmou que a conversa foi “muito boa” e disse que vários assuntos foram discutidos, mas o principal foram economia e comércio.

 

“Esta manhã, tive uma ligação telefônica muito boa com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitas coisas, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países”, disse o presidente americano em post no Truth Social.

 

Trump também confirmou a perspectiva de um encontro entre os dois. “Teremos mais conversas e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei muito da ligação. Nossos países vão se dar muito bem juntos!”, afirmou.

 

Os dois líderes se falaram ao telefone na manhã desta segunda-feira (6). Lula disse ter pedido que Trump retire o tarifaço imposto pelo republicano ao Brasil. Na conversa, Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para negociar com as autoridades brasileiras, de acordo com o Planalto.