Um a cada três (27%) brasileiros que compram na internet afirma que já sofreu alguma fraude ao consumir on-line, mas a maioria dos compradores (87%) diz que se sente seguro ao fazer isso, conforme um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o aplicativo de micro tarefas Pinion. Foram entrevistados 804 consumidores em todo o país.
As principais fraudes citadas pelos entrevistados são não recebimento do produto adquirido (57%) e recebimento do produto errado ou com defeito (33%). Na sequência, estão fraudes no cartão de crédito (31%), vazamento dos dados pessoais (17%) e fraude na geração de boleto (12%).
A maioria das pessoas (58%) afirma que costuma denunciar a fraude e os canais de denúncia principais são o site Reclame Aqui (40%) e o Procon (22%). Em 40% das fraudes denunciadas, a ocorrência não foi resolvida.
O levantamento ainda aponta que 38% dos compradores afirmam se sentir mais seguros ao fazer compras on-line em marketplaces, sites em que os produtos são fornecidos por diferentes empresas. AliExpress (25%), Magazine Luiza (21%) e Shopee (15%) são os sites onde os consumidores se sentem mais seguros, enquanto Casas Bahia (4%), Shein (6%) e Americanas (8%) aparecem em último lugar nesse ranking.
Veja dicas para evitar as fraudes
Os brasileiros sofreram ao redor de 284 mil tentativas de fraude de identidade em janeiro, dado mais recente, o que aponta que a cada nove segundos, um comprador é vítima, conforme um indicador da Serasa Experian. A empresa dá as seguintes dicas para os consumidores evitarem as fraudes:
- Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
- Desconfie de ofertas de produtos e serviços com preços muito abaixo do mercado. É comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar pegar dados de cartão de crédito, informações pessoais e senhas;
- Tenha atenção com arquivos compartilhados e links em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com vírus;
- Cadastre suas chaves do Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como agências, aplicativo ou site das instituições financeiras;
- Não forneça códigos de acesso ou senhas fora do site do banco ou do aplicativo;
- Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
- Inclua suas informações pessoais e dados de cartão apenas se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro.
“Garantir uma segura jornada de compra e dar um suporte para eventuais problemas que aconteçam em uma compra digital é essencial para as varejistas prosperarem no Brasil”, afirma Eduardo Terra, diretor-presidente da SBVC.