Pedágio nas rodovias do norte do Paraná: leilão do lote 3 deve ocorrer no início de dezembro

Falta pouco para a abertura dos envelopes do lote 3 do pacote de concessões rodoviárias do Paraná. A concorrência está marcada para as 14 horas do dia 12 de dezembro na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.

 

O edital, publicado pela ANTT no dia 6 de agosto, prevê tarifa básica máxima de pedágio para disputa de R$ 0,14596/km. As propostas devem ser apresentadas até o dia 9 de dezembro. A partir de hoje, serão apresentadas as principais obras previstas nessa concessão.

 

O Lote 3 faz parte da Malha Norte, que abrange 22 cidades e faz a ligação do Norte do Estado com o eixo rodoviário da BR-277, para chegar até o Porto de Paranaguá. Ele envolve 569 quilômetros das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090. A previsão é que a concessionária vencedora do leilão invista R$ 16 bilhões em obras, conservação e serviços operacionais.

 

As rodovias atendidas nesse trecho atravessam as cidades de Sertaneja, Sertanópolis, Londrina, Cambé, Ibiporã, Tamarana, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia, Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Ortigueira, Imbaú, Faxinal, Tibagi, Ipiranga, Ponta Grossa, Palmeira e Balsa Nova.

 

Estão previstos 132 quilômetros de duplicações e 24,6 quilômetros de faixas adicionais, com destaque para a duplicação de 52,58 quilômetros da BR-376, a Rodovia do Café, e duplicações entre a região de Londrina e São Paulo. Entre as novidades também estão o Contorno de Apucarana, no Vale do Ivaí, ligando a BR-369 à BR-376, com 13,8 quilômetros de extensão. A região também deve ganhar o Contorno de Califórnia, com pouco mais de cinco quilômetros, ligando dois trechos da BR-376.

 

Já Ponta Grossa deve ganhar dois novos contornos: o Contorno Norte, com extensão total de 14,65 quilômetros, entre a BR-376 e a BR-373, e o Contorno Leste, que vai ligar a BR-373 à PR-151 e terá 27,7 quilômetros de extensão. O Lote 3 ainda pega o território de Palmeira e termina no entroncamento com a BR-277 em São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova. Neste trecho as obras incluem uma passarela para pedestres no km 502 e oito viadutos.

 

Outra obra emblemática prevista é a área de escape na Serra do Cadeado, em Mauá da Serra, que deve ser construída na altura do km 305 da BR-376.