Governo antecipa pagamento do INSS para 15 milhões de beneficiários

O governo anunciou nesta quinta-feira (27) que aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) — que originalmente receberiam seus benefícios nos dias 10, 11 e 12 de março — terão o pagamento antecipado para os dias 6 e 7.

 

De acordo com o INSS, cerca de 15 milhões de pessoas serão diretamente beneficiadas com a antecipação. O Planalto afirmou que a medida foi determinada pelo presidente Lula (PT).

 

Assim, 40,6 milhões de beneficiários receberão seus pagamentos até a primeira semana de março. Também estão inclusos pessoas de baixa renda com deficiência que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada).

 

A medida evita que pagamentos sejam afetados pelo Carnaval de 2025, que acontece entre os dias 1 e 4 de março —o que posterga o quinto dia útil do mês, quando normalmente ocorrem pagamentos de salários e outros benefícios.

 

As agências do INSS estarão fechadas nos dias 3 e 4, segunda e terça-feira de Carnaval. Na quarta-feira de cinzas (5), o atendimento será apenas à tarde para quem tem hora marcada.