Depois de chegar a liderar o ranking de endividados por muitos meses, o Paraná caiu de posição em abril, passando a ocupar a 9ª colocação. Deixar o topo da lista indica que menos famílias acumulam dívidas no estado.
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 86,6% dos lares no Paraná apresentavam algum tipo de dívida em abril.
Em nível nacional, 77,6% dos lares declararam possuir algum tipo de dívida (cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa
O número de inadimplentes no estado é um dos menores do país: apenas 11,6% das famílias.
O porcentual inferior ao registrado na maioria dos estados. Apenas a Paraíba teve índice menor, com 4,8%. A inadimplência média da população brasileira foi de 29,1% em abril.
A parcela da população que declarou não ter condições de pagar as dívidas atrasadas também é bastante baixa no Paraná, e foi de apenas 2,6% em abril frente a uma média nacional de 12,4%.