Má notícia para a maior parte da população do Brasil: o feriado do Dia da Independência (7 de setembro) deste ano cairá no domingo. Quem não trabalha nos finais de semana e espera um descanso extra terá de esperar até novembro, já que todos feriados nacionais até lá caem no final de semana.
No calendário de 2025, os próximos feriados nacionais que não ocorrerão no fim de semana serão em novembro e dezembro. Primeiro, o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, será uma quinta-feira. Em seguida, o Natal, no dia 25 de dezembro, também cairá em uma quinta-feira.
É fundamental lembrar que o calendário pode variar conforme a localidade, pois não inclui feriados regionais. No Espirito Santo, por exemplo, o dia 8 de setembro (próxima segunda-feira) é feriado estadual em celebração ao Dia de Nossa Senhora da Vitória. Existem também os pontos facultativos, como o Dia do Servidor Público em 28 de outubro, cuja adesão como feriado depende das determinações de cada município ou estado.
Próximos feriados e pontos facultativos
- 7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional), domingo
- 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional), domingo
- 28 de outubro, Dia do Servidor Público federal (ponto facultativo), a ser comemorado dia 27, segunda-feira
- 2 de novembro, Finados (feriado nacional), domingo
- 15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional), sábado
- 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional), quinta
- 24 de dezembro, véspera do Natal (ponto facultativo após as 13 horas), quarta
- 25 de dezembro, Natal (feriado nacional), quinta
- 31 de dezembro, véspera do ano-novo (ponto facultativo após as 13 horas), quarta
Feriados vão emendar?
A prática de fazer uma “ponte”, ou seja, transformar a sexta-feira que sucede o feriado em um dia de folga, criando um descanso prolongado de quatro dias, é decisão tanto do poder público como do setor privado.
Governos costumam decretar ponto facultativo nas sextas-feiras seguintes a feriados de quinta (neste caso, nos dias 21 de novembro e 26 de dezembro). Da mesma forma, muitas companhias adotam a prática por meio de acordos de compensação de horas (banco de horas) ou simplesmente liberam seus funcionários, especialmente em períodos de menor atividade como o dia após o Natal.
Portanto, embora não seja garantido para todos, a configuração do calendário para o final do ano traz uma grande expectativa por dois feriados prolongados, ideais para descansar ou fazer uma pequena viagem.
Quando são definidos os feriados nacionais
O ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou no dia 30 de dezembro de 2024 uma portaria com o cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos no ano de 2025. A divulgação ocorre através do Diário Oficial da União (DOU).
As datas devem então ser cumpridas nos órgãos e entidades Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população (como hospitais e delegacias).
A portaria estabelece também que feriados estaduais e os dias do início e do término do ano do centenário de fundação do Município, declarados em lei municipal, serão observados pelas repartições da Administração Pública federal.